Chatbots: Vale a pena investir nessa estratégia?- Oxi Marketing Digital e Websites em WordPress

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Chatbots: Vale a pena investir nessa estratégia?- Oxi Marketing Digital e Websites em WordPress

Chatbots: Vale a pena investir nessa estratégia?

Há algum tempo, falar de inteligência artificial parecia algo vindo de filme de ficção científica. Mas a verdade é que o assunto saiu para além das telas e tem ajudado bastante a melhorar a qualidade de vida de quem precisa da tecnologia para tornar o dia a dia mais fácil. Longe da aura fatalista dos filmes que mostravam os humanos sendo substituídos por máquinas, hoje em dia a inteligência artificial é utilizada a serviço de pessoas comuns e também de empresas.

Um bom exemplo disso são os chatbots, chats de empresas que utilizam a inteligência artificial para responder a dúvidas dos clientes. Mas será que vale a pena investir nesse tipo de estratégia? Trocar um funcionário por um serviço de chatbot no site, WhatsApp ou Facebook do seu negócio pode mesmo trazer vantagens? Reunimos aqui algumas informações que podem te ajudar.

O que são chatbots?

Chatbots nada mais são do que assistentes programados com inteligência artificial que conseguem responder a dúvidas de usuários ou ajudar a realizar tarefas simples dentro de um site, um software, etc. Um exemplo prático de chatbot seria a Siri, a assistente presente em vários produtos da Apple. Ela é capaz de te avisar sobre compromissos, responder a dúvidas sobre o funcionamento do aparelho, contar piadas, e auxiliar em todo tipo de tarefa corriqueira que o usuário precise realizar em seu smartphone, notebook ou tablet. O chatbot funciona mais ou menos da mesma maneira, mas auxilia o usuário a realizar tarefas dentro de um site, ou respondendo dúvidas no WhatsApp ou Facebook de uma determinada empresa.

Como funcionam os chatbots?

Eles são programados através de inteligência artificial e de acordo com as necessidades do seu site, ou aplicativo. A partir das interações dos clientes com ele, a ferramenta vai “aprendendo” a solucionar problemas de maneira mais rápida e eficiente e entendendo quais são as dúvidas mais comuns para auxiliar do modo mais satisfatório. Um chatbot pode ficar o tempo todo em um determinado local do seu site e ser acessado por um cliente a qualquer momento sempre que surgir uma dúvida.

É vantajoso ter um chatbot?

Por mais que possa parecer esquisito trocar uma pessoa de verdade por inteligência artificial, a verdade é que chatbots podem ser uma ótima alternativa para você e para a sua empresa. Primeiro porque, se bem programados, eles podem ajudar os clientes a resolver as dúvidas mais corriqueiras quanto a processos comuns e dúvidas frequentes. Segundo porque um chatbot é capaz de ficar disponível o tempo todo: vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana. Ou seja, por mais que você ainda opte por deixar um funcionário respondendo a dúvidas mais complexas, ter um chatbot pode ajudar bastante o cliente na hora em que não houver uma pessoa real disponível.

Mesmo com chatbots, ainda é preciso ter um funcionário para auxiliar nas dúvidas?

Por mais que um chatbot seja um ótima opção pode acontecer da ferramenta não conseguir responder a todas as dúvidas que seu cliente tenha. Mas isso não necessariamente significa que, ao investir em um chatbot, seja também imprescindível ter um funcionário respondendo às dúvidas. Isso porque caso o chatbot não consiga responder a dúvida do seu cliente, ainda é possível direcioná-lo para outros tipos de ferramenta que não o chat, como por exemplo e-mail, telefone, entre outros.

Se você quer saber mais sobre chatbots mas desejar contar com o expertise de uma empresa que entende do assunto, não deixe de entrar em contato com a Oxi. Teremos todo o prazer em te ajudar.

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