A importância das ferramentas de review para o seu e-commerce

Se você tem uma loja virtual, deve saber que a opinião do seu cliente sobre o seu negócio importa muito. Pesquisas confirmam que um dos fatores que mais influencia consumidores na hora de concluir uma compra por meio de e-commerce são os comentários e as avaliações de outros clientes sobre o serviço ou produto oferecido.

Ferramentas de review podem ser importantes aliadas na hora de prospectar mais clientes e aumentar as vendas de um determinado serviço ou produto. Se seu e-commerce ainda não conta com esse tipo de ferramenta, que tal investir nelas?

O que são ferramentas de review?

Ferramentas de review nada mais são do que ferramentas de avaliação. Quando você adiciona uma dessas ferramentas no seu e-commerce, seu cliente pode escrever avaliações positivas ou negativas tanto sobre o seu negócio (atendimento, tempo de entrega) quanto sobre o produto em si (durabilidade, custo-benefício, se ficou satisfeito com a compra, etc).

Atualmente existem várias empresas que oferecem ferramentas de avaliações, e você pode pesquisar e escolher a que melhor se adequa ao seu tipo de negócio.

A importância das ferramentas de avaliação:

Claro que apenas ter uma ferramenta de review no seu e-commerce não irá magicamente aumentar as suas vendas ou trazer mais clientes, mas ter esse tipo de recurso na sua loja virtual pode trazer algumas vantagens.

As ferramentas de avaliação fazem com que seu site tenha mais conteúdo gerado pelo usuário, o que pode melhorar o ranqueamento da sua loja dentro dos mecanismos de busca. Além disso, contar com esse tipo de recurso faz com que você entenda tanto o que está dando certo no seu negócio, quanto o que pode melhorar. Quando um cliente reclama de algum aspecto do produto, do atendimento, ou da demora na entrega, é uma grande oportunidade para rever o que está dando errado e possibilitar uma melhor experiência de compra para o consumidor.

As avaliações também podem auxiliar no aumento das vendas porque, se um usuário lê uma boa avaliação sobre um produto que planejava comprar, as chances de ele concretizar a compra aumentam bastante. Mais que isso, uma loja bem avaliada gera segurança em clientes novos que se sentem mais à vontade para realizar sua primeira compra.

E as avaliações negativas?

É importante saber que, a partir do momento em que você coloca uma ferramenta de review, a sua loja estará à mercê de comentários negativos. Por isso se certifique que seu cliente está tendo a melhor experiência de compra possível, responda rápido a qualquer dúvida ou reclamação e tenha a certeza de estar vendendo produtos de qualidade.

Nunca apague avaliações negativas e nem tente mascará-las postando avaliações falsas. Esse tipo de prática pode prejudicar o seu negócio. Use as avaliações negativas como um modo de melhorar a experiência para o consumidor e responda sempre às reclamações o mais rápido possível. Se um cliente ver que o problema de outro usuário teve solução, há mais chances de ele confiar no seu negócio.

Para aprimorar ainda mais as estratégias de comunicação na sua empresa, entre em contato com a Oxi Consultoria ficaremos felizes em te ajudar.

 

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