Crescimento artificial: por que comprar seguidores pode comprometer o seu negócio

Números são os dados que mais importam quando estamos falando de redes sociais. Número de seguidores, engajamento, quantidade de comentários, de curtidas e de compartilhamentos são o que as pessoas e as empresas costumam levar em consideração para saber se a estratégia utilizada em uma determinada plataforma está surtindo resultado. Em termos gerais, uma empresa, uma pessoa ou um serviço que tenha um número elevado de seguidores e de engajamento em uma rede social está tendo sucesso.

E é justamente por isso que muitas empresas e influenciadores cogitam contratar serviços de crescimento artificial. Com eles, os seguidores crescem mais rápido e, em teoria, mais pessoas ficam conhecendo seu trabalho ou serviço. Mas a verdade é que o crescimento artificial esconde sérios perigos e pode comprometer seriamente o seu negócio. Reunimos aqui algumas informações que podem te ajudar a entender porque esses serviços de aumentar seguidores podem acabar sendo um risco.

Números não significam engajamento:

Esse é o ponto principal a se prestar atenção quando estamos falando de internet e mídias sociais. Números altos não necessariamente indicam engajamento e engajamento de qualidade. Uma pessoa ou uma empresa que tenha um milhão de seguidores parece ter conquistado sucesso na rede social, não é verdade? Mas esse número não irá valer de nada se esses seguidores não acompanharem as postagens, não interagirem e não estiverem realmente interessados no conteúdo que aquela conta oferece. É por isso que nem sempre a conta com mais seguidores significa a conta de mais sucesso. Um perfil no instagram que tem, por exemplo, 20 mil seguidores, mas em que quase o número total daqueles seguidores acompanha o conteúdo, vale mais do que uma conta de 100 mil seguidores em que menos de 10% do público de fato acompanha as postagens.

É por isso que o crescimento artificial pode ser tão nocivo. Se você contrata um programa qualquer para trazer seguidores para a sua conta, os números inflam, mas o número de pessoas que está, de fato, interessada no conteúdo continua baixo.

Nova política do Instagram:

O Instagram talvez seja a rede social com a maior taxa de contas crescendo em razão do crescimento artificial. Usuários falsos, robôs e programas que inflam os números de seguidores são uma prática relativamente comum em algumas das contas da plataforma. Pensando nisso, o Instagram criou uma nova política que busca remover comentários e likes feitos por seguidores “fantasmas”. A rede social também busca desativar perfis criados apenas com o fim de inflar o número de determinadas contas artificialmente. Com isso, a empresa ou a pessoa que for flagrada se utilizando desses artifícios receberá um aviso do Instagram que pode levar até ao desativamento da conta, se a prática não for interrompida.

Ou seja, o crescimento artificial, além de não trazer reais benefícios, ainda pode fazer com que você ou a sua empresa tenham a conta removida da rede social.

Segurança:

Outro grande problema em se usar ferramentas que ajudam a inflar o número de seguidores é a questão da segurança. Afinal, para usar esses programas, é necessário permitir o acesso aos dados da conta, o que pode comprometer bastante a segurança. Permitir que essas ferramentas tenham acesso aos seus dados pessoais pode não ser das escolhas mais acertadas.

No fim das contas, se você deseja que a sua empresa tenha um bom posicionamento nas redes sociais, o melhor a se fazer é contar com a ajuda de uma agência especializada que pode te auxiliar a conseguir um crescimento orgânico e real, com seguidores realmente interessados e propensos a se tornarem futuros clientes. Aqui na Oxi Consultoria e Marketing, nós temos uma equipe especializada e pronta para criar as melhores estratégias para você e para o seu negócio. Visite nosso site e saiba mais.

Gostou? Compartilhe!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr
Share on whatsapp
Share on skype