Tudo o que você sempre quis saber sobre chatbots

Chats automatizados, também conhecidos como chatbots, são uma tendência crescente no que diz respeito ao atendimento ao cliente no meio digital. Grande parte das grandes empresas, principalmente as de e-commerce, já aderiram à essa estratégia que não só facilita a comunicação entre empresa e cliente, como também ajuda a prospectar clientes novos e fidelizar os antigos.

Mas embora os chatbots estejam se popularizando, muitos empresários ainda ficam em dúvida sobre como exatamente essa ferramenta funciona. Será que é mesmo confiável? Será que um bot pode mesmo substituir um funcionário? Será que é possível programar uma ferramenta tão corretamente a ponto de ela ajudar de verdade os meus clientes? Para que você responda à essas dúvidas, reunimos aqui algumas coisas que você sempre quis saber sobre chatbots.

O que são chatbots?

Chatbots nada mais são do que softwares programados para simular uma conversa com interlocutores humanos por meio da internet. Ou seja, um bot é um programa de computador completamente capaz de atender à dúvidas e comandos de seus clientes sem a necessidade de uma intervenção humana na conversa. Hoje em dia, a maioria dos bots funciona com recursos de inteligência artificial, ou seja, ele vai ficando mais “inteligente” à medida que vai interagindo com o público.

Como funcionam os chatbots?

Chatbots podem ser implementados em diversas plataformas como o messenger do Facebook, Whatsapp, Telegram, ou até mesmo no chat de um site. Eles podem ser programados tanto para responder dúvidas dos seus clientes quanto a algum produto ou serviço, como também para realizar ações como: marcar horários, rastrear encomendas, fazer pedidos, entre outros.

Geralmente, para que seu cliente entre em contato com o seu bot, basta ele mandar uma mensagem na plataforma no qual ele está instalado e, a partir daí, o bot irá responder da melhor maneira possível de acordo com aquilo que foi “aprendendo” de outras interações.

Chatbots podem substituir um funcionário?

Essa é uma dúvida recorrente. Claro que um chatbot não funciona exatamente como uma pessoa de verdade, e para algumas dúvidas mais complexas, ainda será preciso que seu cliente entre em contato com sua central de atendimento. Apesar disso, chatbots podem facilitar e muito no processo de resolver a questões simples como a dúvida entre um produto e outro, questões sobre rastreamento de encomendas e prazos de entrega e até mesmo em ações mais práticas como marcar um horário em uma clínica de estética, um cabeleireiro, ou algo do tipo.

É vantajoso implementar um chatbot?

Sim. É vantajoso no sentido de que, com um chatbot, sua empresa está disponível todos os dias 24 horas por dia. Imagine que um futuro cliente ficou sabendo sobre o seu negócio enquanto pesquisava algumas coisas antes de dormir. Ele encontra sua página no Facebook, por exemplo, e quer tirar algumas dúvidas via chat. Se você depende apenas dos seus funcionários, a dúvida daquele potencial cliente só será respondida no dia seguinte, ao passo que, se você tiver um chatbot instalado, aquela dúvida pode ser respondida prontamente e você acaba por ganhar um cliente.

É difícil implementar um chatbot?

Não. Atualmente implementar bots em qualquer ferramenta é bastante simples, e contando com a ajuda de uma agência especializada em comunicação digital, a tarefa acaba sendo ainda mais simplificada.

Se você quer instalar um chatbot nas plataformas da sua empresa, não deixe de entrar em contato com a Oxi Consultoria e Marketing Digital. Temos um time especializado para te atender e tirar todas as suas dúvidas. Além disso, já criamos o Estética Bot, uma ferramenta voltada especialmente para clínicas de estética. Visite nosso site e saiba mais!

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