Dicas para fidelizar clientes para o seu negócio

Muitos empresários se preocupam em conquistar novos clientes, mas também é necessário saber como fidelizar clientes para o seu negócio. Ou seja, fazer com que os consumidores que já adquiriram seus produtos ou serviços voltem a fazê-lo. Além de ajudar a vender mais, essa medida é até mais simples do que chamar a atenção de quem ainda não comprou com você.

Para tanto, existem diferentes ações que podem ser promovidas. Uma delas é a criação de um programa fidelidade. Embora muitas pessoas associem fidelizar clientes apenas com essa medida, ela é somente uma forma de incentivar o seu cliente a comprar com você de novo, entre muitas outras.

Além disso, não é preciso ser uma grande empresa para criar um programa de fidelidade, já que há maneiras variadas de colocá-lo em prática. O cartão fidelidade que deve ser apresentado mediante as compras e onde estão registradas as compras do cliente é bastante comum, mas para tê-lo é preciso de um investimento, que pode sair alto para pequenos empresários.

Assim, é possível criar mecanismo mais simples, sendo que em lojas virtuais basta acompanhar o histórico de compras do cliente. Escolas virtuais podem, por exemplo, contar com um programa no qual após a compra de três cursos o quarto sai de graça ou com desconto. Desse modo, o cliente vai se tornar fiel para receber a sua recompensa.

Da mesma forma é possível aplicar esse exemplo em outros segmentos de mercado. Outro cuidado é o de oferecer recompensas que realmente atraiam os seus clientes, como trocar os pontos acumulados por grandes descontos ou oferecer como recompensa produtos bastante desejados.

Como fidelizar clientes com marketing de relacionamento

O marketing de relacionamento é um grande aliado na hora de fidelizar clientes, pois é a partir dele que podem ser desenvolvidas ações que incentivem os clientes a mais uma vez adquirir produtos em seu empreendimento. Um exemplo são os e-mails enviados nas datas comemorativas aos clientes, como no dia do seu aniversário.

Mostrar que a empresa lembra-se de cada cliente no dia do seu aniversário aumenta as chances dele realizar mais uma compra, pois se sente valorizado. Além disso, é uma forma de fazer com que ele pense na marca. A máxima “quem não é visto não é lembrado” se encaixa muito bem aqui.

Outra dica é com alguma regularidade enviar newsletter ou e-mail marketing às pessoas que já são as suas clientes. Nesses materiais, a empresa pode oferecer descontos especiais, divulgar novidades e mesmo promover concursos e sorteios. Além disso, quando uma ação tem o objetivo de fidelizar, é importante que ela seja direcionada aos já clientes e não a todos os consumidores do seu cadastro.

Mas para que essa comunicação com os seus clientes seja assertiva é preciso conhecê-los e, por isso, é fundamental conhecer muito bem o seu público alvo, a fim de oferecer novidades, descontos e outras vantagens que realmente os interessem. Nesse sentido, outra dica é fazer pesquisas de satisfação com os clientes após as compras, desse modo, é possível não só saber como foi a sua experiência como também identificar possíveis falhas no seu sistema ou atendimento.

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