Carrinhos abandonados: como evitar esse problema no seu e-commerce

Quem tem um e-commerce acaba lidando frequentemente com um problema que pode ser uma grande dor de cabeça: os carrinhos abandonados. São aqueles clientes que entram na loja, colocam produtos no carrinho de compras, mas, por alguma razão, acabam não finalizando o processo. Os carrinhos abandonados podem ocorrer por diversas razões. Reunimos aqui algumas dicas que podem te ajudar a minimizar esse problema.

Tente entender porque seus clientes desistem da compra:

Em primeiro lugar é preciso entender porque seus clientes estão desistindo das compras, já que os carrinhos podem ser abandonados por diversas razões. Muitos empresários acham que a desistência só ocorre por causa do preço, mas a razão pode não ser essa. Alguns clientes desistem por causa do valor do frete, outras por causa da dificuldade no checkout, outros por não se sentirem seguros no processo do pagamento, entre outras razões. Quando você entende porque os clientes estão abandonando seus carrinhos antes de finalizar a compra, fica mais fácil tentar resolver a questão.

Segurança é fundamental:

Todo mundo já ouviu uma história de alguém que teve um cartão clonado ao realizar uma compra na internet. Por isso, investir em segurança na hora de desenvolver um e-commerce é fundamental. Muitos clientes acabam desistindo da compra por acharem que aquele não é um site confiável ou por não se sentirem seguros na etapa de pagamento. É muito importante que você se certifique que a página de pagamento mostra com clareza ao cliente que aquele é um ambiente seguro para que ele coloque suas informações pessoais. Além disso é muito importante que você de fato invista em segurança e não permita que seu site vaze informações de maneira alguma.

Simplifique o checkout:

Outra razão bem comum pela qual os clientes desistem da compra é um processo de checkout muito complicado. Se o cliente tem que fazer um cadastro muito extenso onde tem que colocar muitas informações ou se o cadastro exige uma confirmação de e-mail, isso pode fazer com que ele ache tudo muito demorado e resolva comprar em outro site. Na hora de desenvolver sua loja virtual, certifique-se que o processo de checkout será seguro, porém sem muitas etapas. Tente não fazer com que o cliente se canse antes de concluir a compra.

Tente investir em frete grátis:

Frete acaba sendo um dos fatores fundamentais na hora de optar por fechar ou não uma compra. Entre um produto mais barato com frete muito caro e um produto com preço um pouco acima, mas com frete grátis, o cliente geralmente opta pela segunda opção. Tente fazer acordos com os correios ou com uma transportadora de confiança para oferecer aos seus clientes frete grátis acima de um determinado valor. Além de facilitar as vendas, frete grátis acima de determinados valores pode incentivar os clientes a comprarem mais para completarem o valor do frete.

Se você tem um e-commerce e tem sofrido com a experiência de ver seus clientes abandonando carrinhos, contar com uma empresa que entenda muito de desenvolvimento de sites pode te ajudar. Nós da Oxi temos um time de profissionais pronto para melhorar o site da sua empresa e te ajudar a vender ainda mais. Visite nosso site e fale com a gente!

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