Artigo “Como conseguir patrocínio para o seu evento”





Como conseguir patrocínio para o seu evento

Nem sempre existe verba disponível para um evento, mas isso não significa que ele não pode acontecer. Para estas ocasiões, temos a opção de buscar junto a empresas, entidades e instituições, o apoio financeiro necessário. Entretanto, é importante seguir algumas recomendações básicas para ter sucesso na empreitada.

O mais importante ao escolher onde buscar patrocínio é identificar patrocinadores em potencial, especialmente aqueles que podem se beneficiar de ter a marca vinculada ao seu evento. Quando uma entidade ou instituição aceita patrocinar algo, não faz isso só por responsabilidade social, mas também porque enxerga um mercado em potencial ao agregar o seu nome à organização do evento.

Desse modo, o primeiro passo é fazer uma lista de empresas e instituições que você acredita que possam se beneficiar ao se juntarem a divulgação de seu evento. Basicamente, o público alvo do seu evento deve fazer parte dos consumidores em potencial da empresa que você quer convidar para uma parceria. Com tal lista em mãos, é preciso entrar em contato com cada um deles para agendar uma reunião em que você vai apresentar o seu evento. Até mesmo empresas podem buscar patrocínio em outras empresas, sendo que o ideal é buscar parcerias com instituições maiores e que possam arcar com as despesas do evento.

Dicas para conseguir patrocínio para o seu evento

Imagina-se que os diretores de empresas sejam profissionais visionários, mas nem sempre é assim. Por isso, na apresentação que você fizer para uma potencial patrocinadora, é essencial que esteja tudo muito claro. A pessoa que ouvir o que você tem a dizer deve ser convencida que fechar essa parceria é mais benéfico para a sua empresa do que para você.

Também é importante que tudo esteja bem detalhado, com o cronograma do evento, objetivo, público-alvo, etc. O mesmo funciona com os valores solicitados e com todos os materiais onde irá aparecer o patrocinador. Lembre-se que ele quer visibilidade. É necessário ainda definir um valor específico e, se a parceria for fechada, já ter pronto um contrato que contemple tudo o que compete a cada uma das partes de modo minucioso.

A tarefa de buscar patrocínio pode ser dispendiosa. Assim, é fundamental agir com antecedência e não desanimar ao ouvir respostas negativas. Por isso da importância de fazer uma lista longa e não esperar que o primeiro já dê uma resposta positiva. Além disso, existem leis de incentivo à cultura que podem ajudar na realização do seu evento, no caso de ele se encaixar nessa área.

Os governos municipais, estaduais e federais também possuem diferentes programas nos quais você pode se inscrever para conseguir o patrocínio que precisa — o mesmo acontece em instituições como universidades. Assim, é importante estar atento a todas as possibilidades que você tem em mãos.

Além de patrocínio, lembre-se que você pode conseguir apoio para o seu evento. Em geral, o apoio não é dado por meio de dinheiro, mas por material emprestado. Assim, se você precisa de espaço para a sua conferência, por exemplo, pode conseguir o apoio de uma entidade que possua um espaço disponível e não terá que pagar pelo aluguel.

Existem muitas formas de conseguir apoio, sendo que da mesma forma é importante mostrar as vantagens dessa parceria aos possíveis apoiadores e como eles podem estar presentes no seu evento, ganhando visibilidade e prestígio.