Artigo “Como escolher a música para o seu evento”





Como escolher a música para o seu evento

A trilha sonora de um evento é sempre um fator importante, mesmo em ocasiões em que a música não esteja entre os principais elementos. Engana-se quem acha que saber como escolher a música para o seu evento é necessário apenas quando se trata de eventos musicais.

Mesmo eventos corporativos podem contar com uma trilha sonora adequada à ocasião. No entanto, pode ser mais difícil definir um playlist para esses momentos, uma vez que, não raro, ocorre a dúvida: mas que som colocar para o público ouvir? Do que eles gostam? Podemos fazer um momento em que a música se torne elemento principal ou vamos deixá-la sempre como pano de fundo?

Mesmo assim, vale a pena investir em uma boa música, mesmo em eventos corporativos. No caso de confraternizações promovidas pela empresa para os colaboradores, é essencial que a trilha sonora tenha a cara dos participantes. Para que ela seja do agrado de todos, é possível que os responsáveis pelo mesmo pesquisem junto ao seu público o que eles gostam de ouvir.

O mesmo serve para outros momentos em que a empresa reúne os seus funcionários, inclusive, nas ocasiões mais informais que servem para reuni-los, motivá-los e estimular a produção. É o caso dos happy hours, cafés da manhã, almoços e jantares. Também é possível incluir a música em conferências, palestras e workshops.

Mas como? Nessas ocasiões em que a música não é prioridade, ela pode apenas aparecer para dar mais leveza ao momento, podendo ser ouvida nos intervalos entre as palestras e mesmo enquanto as pessoas esperam o evento começar. Em muitos desses momentos, o equipamento pode ser básico.

Dicas para incluir a música em eventos

Empresários que desejam aproveitar a música para criar um diferencial no seu evento podem contratar um músico para uma apresentação instrumental ou mesmo uma dupla para fazer um “voz e violão” para quebrar o gelo. Essas intervenções são muito positivas e podem deixar mais estimulados os participantes da reunião a se envolverem mais.

Outras opções para deixar um evento corporativo mais cultural é separar um tempo para uma apresentação, mesmo que curta, de um trio de jazz, um quarteto de cordas ou um duo instrumental. Já quando a empresa promove confraternizações mais animadas entre os colaboradores é possível contratar um DJ ou mesmo uma pequena banda para um show ao vivo.

Quando a apresentação ou show for ao vivo, entretanto, é importante disponibilizar para os artistas um equipamento adequado. Nesse sentido, ao contratar os profissionais é importante saber se eles possuem seus próprios equipamentos de som ou se eles devem ser garantidos pelo contratante. Outra dica quanto aos preparativos é certificar-se que o local onde o evento vai ocorrer possui estrutura para receber a aparelhagem necessária, assim como acústica adequada.

Além disso, é fundamental que a música escolhida para alegrar o evento tenha um estilo que combine com o tipo de ocasião promovida. Assim, se faz necessário criar uma harmonia entre o objetivo do evento, os participantes e a trilha sonora, o que vai garantir o sucesso do seu evento e a satisfação de todos os envolvidos.

Para ajudar você e a sua empresa a encontrar soluções para eventos de sucesso e com garantia de satisfação, conheça os serviços que a Âncora Comunicação oferece clicando aqui.