Artigo “IMPORTÂNCIA DE TER UM BOM RELACIONAMENTO”





IMPORTÂNCIA DE TER UM BOM RELACIONAMENTO COM ARQUITETOS E DECORADORES

Lojistas que conhecem a importância de ter um bom relacionamento com arquitetos e decoradores saem na frente quando o assunto é vendas. O público que busca por móveis de alto padrão tem o hábito de contratar arquitetos e/ou decoradores, ou designer de interiores, como também são chamados esses últimos, para agregar valor a sua residência ou escritório.

Dessa forma, ao fazer parcerias com esses profissionais, eles podem indicar aos seus clientes a sua loja como o estabelecimento apropriado para encontrar os móveis dos quais precisam. Para arquitetos e decoradores a parceria é também muito válida, já que o cliente que entrar na sua loja e precisar de um desses profissionais vai ser encaminhado aos seus parceiros.

Diferente dos consumidores de móveis que são fabricados em larga escala, o público-alvo das lojas de móveis de alto padrão não procura apenas por produtos funcionais ao irem às compras. Ao escolherem os móveis para integrar o ambiente que desejam decorar, preferem os produtos que agreguem valor, seja por ser de uma marca com tradição, seja por ser de designer inovador.

Além disso, para que esse espaço possa ser preenchido com sofisticação, buscam a ajuda de um profissional que saiba aproveitar melhor o cômodo, com os móveis adequados. Nessa hora, decoradores e arquitetos também estão aptos a escolher quais são os itens que mais combinam com estilo de vida dos moradores da residência ou com a equipe de um escritório.


ebook-luxo-moveis

PORQUE ARQUITETOS E DECORADORES SÃO IMPORTANTES NA ESCOLHA DOS MÓVEIS

O público das lojas de móveis de alto padrão é formado por consumidores que têm uma maior preocupação em refletir o seu estilo de vida nos bens que possui. Por isso, buscam a opinião de profissionais qualificados, como decoradores e arquitetos, para deixar a sua assinatura. Além disso, ao decorar o ambiente com elegância, o valor de venda do imóvel torna-se maior.

Nesse contexto, cabe ao lojista saber diferenciar as habilidades de ambos os profissionais. Enquanto os designers de interiores estão capacitados a trabalhar com a iluminação, na escolha de cores e, principalmente, de móveis e objetos decorativos que melhor se encaixam no ambiente, os arquitetos, além de muitas vezes terem o mesmo olho clínico do decorador, se diferenciam por estarem aptos a fazer mudanças estruturais dentro de uma casa ou prédio.

Isso significa que eles podem derrubar ou levantar paredes, por exemplo. Porém, ambos os profissionais podem supervisionar a mudança do local de interruptores, luminárias, etc, sendo que o conforto, praticidade e beleza são os principais aspetos que guiam suas decisões. Esses profissionais também são conhecidos por serem formadores de opinião, indicando lojistas para a aquisição de móveis. Isso porque os decoradores e arquitetos experientes em suas respectivas áreas possuem credibilidade ao recomendar as lojas de móveis para residências e escritórios que buscam soluções de alto padrão. Em função dessas características, é importante também possuir ações de marketing voltadas para o relacionamento específico com esse público, tais como coquetéis de lançamento, patrocínio ou participação em eventos da área em sua região, comunicações direcionadas, entre outras.

Para administrar o relacionamento com esses profissionais, o Sistema Lift oferece a seus clientes ferramentas eficientes. Os vendedores podem cadastrar no sistema arquitetos e decoradores para que a sua parceria seja colocada em prática, podendo acessar a lista rapidamente sempre que necessário. O Sistema Lift também possui o recurso de ranking de arquitetos, voltado para gestores e proprietários de lojas, que produz relatórios com o número de vendas que os profissionais geraram na loja. Tal recurso ajuda a focar atenção naqueles que mais têm contribuído com os resultados da loja, além de permitir monitorara aqueles que, por algum motivo, já não contribuem na mesma forma.