Artigo “Quer vender mais?”





QUER VENDER MAIS? QUALIFIQUE SUA EQUIPE!

Não raro as pessoas ouvem que para ser um bom vendedor é preciso ter o dom. Isso pode ser verdade em parte, uma vez que indivíduos que costumam ser carismáticos e bons de papo têm mais facilidade em se comunicar com os clientes e maiores chances de fechar negócio. No entanto, isso não é suficiente para ser um vendedor de sucesso.

Para fazer boas vendas, é importante ter uma série de habilidades, sendo que todas elas podem ser desenvolvidas pelos vendedores que desejam se destacar em sua carreira. No entanto, para ter uma equipe qualificada para vender é preciso oferecer a ela o conhecimento necessário, o que pode ser feito por meio de cursos e treinamentos.

Quando a facilidade em se comunicar é combinada com dados relevantes a respeito do público alvo de uma empresa, bem como informações sobre o mercado, tendências do segmento e o que mais for importante, torna-se possível formar vendedores altamente capacitados. Isso é uma realidade em todas as áreas, inclusive, nas lojas de móveis de alto padrão.

Se a equipe desse segmento de mercado estiver realmente preparada para atender os consumidores em potencial da sua loja, as chances de conseguir um maior volume de vendas são maiores. Entre outros motivos, porque cada perfil de consumidor possui suas peculiaridades e identificá-las é imprescindível para criar um discurso convincente e oferecer os produtos que mais supram as suas necessidades na hora da venda.


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COMO FORMAR UMA EQUIPE DE VENDEDORES CAPACITADOS

Uma equipe de vendedores de sucesso depende do comprometimento de cada um em estar bem informado e ser proativo no desempenho das suas tarefas. No entanto, a excelência de uma equipe também é influenciada pela motivação que cada colaborador recebe no ambiente de trabalho, além da capacitação por meio de treinos e cursos.

Desse modo, o gerente da equipe de vendas deve compartilhar as informações a respeito do público alvo da sua empresa, para que os vendedores estejam preparados a atendê-los. É necessário ainda que eles conheçam muito bem o produto que vendem, quais as suas funcionalidades, características, em que ambientes combinam e mesmo como podem ficar melhores instalados nos cômodos.

Esse acúmulo de informações torna os vendedores mais seguros, o que é refletido no seu atendimento e, por consequência, deixa os clientes mais suscetíveis a concluir a compra. Isso permite ainda ao vendedor controlar melhor a sua venda, ao oferecer dicas e fazer sugestões aos clientes, o que torna a negociação facilitada.

O vendedor também deve estar a par de todo o procedimento pelo qual os móveis de luxo passam até chegar ao cliente. Com isso, ele vai estar apto para responder perguntas com exatidão, como a respeito da disponibilidade do produto em estoque, prazo de entrega, montagem do móvel e demais assistências que o cliente pode solicitar.

Outra maneira de capacitar os vendedores é promover o seu contato com os arquitetos e designer de interiores parceiros da loja. Assim, eles estarão aptos a oferecer aos clientes dicas de decoração e falar sobre tendências de móveis de luxo, vantagens estéticas dos produtos e como eles podem valorizar os ambientes onde serão instalados.

E para ajudar sua equipe a conhecer melhor seu cliente, acompanhar seu desempenho individual de vendas e proporcionar agilidade no atendimento, não deixe de conhecer o Sistema Lift.