Quais as vantagens de vender em marketplaces?

Ter uma loja virtual para comercializar produtos e serviços, hoje em dia, está se tornando cada vez mais uma aposta assertiva para os empreendedores. Claro que para isso dar certo é preciso fazer um bom estudo e planejamento, além de certificar-se de que o seu público alvo faz parte dos consumidores que realizam compras online.

No entanto, montar um e-commerce exige uma série de investimentos, seja para uma plataforma eficiente que ofereça uma navegação rápida e intuitiva, seja para as ações de marketing a fim de promover o seu produto, entre outros custos. Por isso, as vantagens de vender em marketplaces são muitas.

Os marketplaces são lojas virtuais onde é possível que terceiros vendam os seus produtos e serviços. Em parte, é uma grande facilidade, pois assim o empresário não precisa ter custos montando o seu próprio e-commerce e nem gastar com ações de marketing.

Alguns exemplos desse tipo de negócio são o Mercado Livre, Submarino, Extra e Walmart, que reúnem diferentes marcas. Não é novidade para ninguém que, todos os dias, esses sites recebem milhares de visitas de internautas de todas as partes do país. Esse volume de acessos é bastante atraente, já que pode aumentar as suas vendas significativamente.

Além disso, quem coloca à disposição os seus produtos nesse tipo de plataforma não vai ter que se preocupar com gateway para garantir a segurança das suas vendas, nem mesmo com mecanismos antifraude, que ficam a cargo do marketplace.

Também é possível integrar uma loja virtual própria com marketplaces, para que os produtos apareçam automaticamente em ambas as plataformas.

Como saber se vale a pena vender em marketplaces

Por mais que existam vantagens ao vender os seus produtos por meio de marketplaces, é preciso entender bem como funciona esse sistema de vendas, uma vez que há também aspectos menos atrativos, que merecem ser considerados. Nesse sentido, é importante saber que cada marketplace tem as suas próprias regras e, antes de firmar uma parceria, é fundamental estar ciente de todos os detalhes do contrato.

Os marketplaces sempre cobram dos vendedores uma comissão sobre as suas vendas, já que é a plataforma que está disponibilizando o seu espaço, sua visibilidade e tomando conta de alguns aspectos. Podem ainda existir outras taxas e tudo isso vai depender de cada loja virtual, sendo que você deve estar bem informado a respeito desses valores.

Outro ponto importante é que, na maioria dos marketplaces, a marca dos produtos não tem destaque, uma vez que o marketing é direcionado ao marketplaces e não aos seus vendedores. Outra questão a avaliar é em relação ao estoque, pois quem vende também em seu próprio e-commerce vai ter que controlar dois estoques, para não perder vendas e nem deixar de fazer entregas aos consumidores que adquiriram os produtos.

Além disso, os marketplaces são bem rigorosos em relação a cumprimento de prazos de entrega e atendimento a reclamações dos clientes. Por isso, é necessário que seu negócio já esteja minimamente estruturado.

Desse modo, o marketplace pode ser mais vantajoso a empresários que estão iniciando as suas vendas pela internet e que não possuem um e-commerce. Com isso, é possível até mesmo iniciar na carreira com um alto volume de vendas. Mesmo assim, é necessário estar atento ao escolher os marketplaces que mais combinam com o seu produto.

Ou seja, não adianta colocá-lo a venda em uma plataforma que não oferece a sua categoria de produtos, pois é bem provável que ninguém vai acessá-la buscando o que você tem a oferecer. Além disso, mesmo quem já possui um e-commerce pode vender em marketplaces, mas nesse caso é preciso ponderar se é um negócio vantajoso para o perfil do seu negócio.

Dica: para panejar sua loja para integração e venda em Market Places, peça uma proposta de trabalho da Oxi Consultoria.

[su_button url=”https://www.oxiconsultoria.com.br/voce-ganhou-um-diagnostico-gratuito/” style=”flat” background=”#f04e4f” size=”6″ center=”yes” text_shadow=”1px 1px 1px #981314″ desc=”Ganhe uma avaliação gratuita de SEO”]Está com dificuldade de aparecer no Google?[/su_button]

Gostou? Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no tumblr
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no skype